A importância do Janeiro Branco para a promoção da saúde mental.

Você se preocupa com a sua saúde mental? Manter-se emocionalmente bem é tão importante quanto cuidar da saúde física para ter uma boa qualidade de vida.

Nesse sentido, a campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 com o intuito de conscientizar e chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a mente. O mês de janeiro foi escolhido simbolicamente como um momento de reflexão sobre as nossas vidas, atitudes e comportamentos, permitindo o início de um novo ciclo.

A campanha Janeiro Branco promove diversas ações, como palestras, entrevistas, workshops, caminhadas, cursos e rodas de conversa, com o objetivo de gerar conscientização e combater os tabus relacionados à saúde mental, que muitas vezes são negligenciados.

O tema da campanha em 2024 é “Saúde mental enquanto há tempo”. A iniciativa destaca que o cuidado com a saúde mental deve ser abordado de forma multidimensional, envolvendo o indivíduo, empresas e políticas públicas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que no Brasil, 9,3% da população sofre de ansiedade. Além disso, estudos mostram que aproximadamente 86% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental, como a depressão.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de problemas mentais incluem estresse no trabalho, autocobranças excessivas, grandes responsabilidades, luto, conflitos familiares, isolamento social e traumas pessoais.

É importante ressaltar que os transtornos mentais afetam pessoas de todas as faixas etárias, raças, etnias e classes sociais, o que reforça a importância da campanha Janeiro Branco para todos.

Cada transtorno mental apresenta sintomas específicos, mas há alguns sinais universais que merecem atenção, como sensação de vazio, isolamento social, vontade de chorar constante, tristeza frequente, estresse abundante e insônia. Além disso, em alguns casos, podem surgir sintomas físicos, como dor de cabeça, dores no corpo, taquicardia, zumbido no ouvido e piora dos sintomas de gastrite.

Assim que notar os primeiros sintomas, é importante procurar a ajuda de um psicólogo para acompanhamento do caso. Dependendo do estágio da doença, um psiquiatra também pode ser acionado para a prescrição adequada de medicamentos.

Não deixe que a vergonha ou a falta de informação impeçam você de iniciar sua jornada de cuidado com a saúde mental. O bem-estar deve ser sempre priorizado!

E, para cuidar da saúde mental, é fundamental lembrar do tema da campanha Janeiro Branco de 2024: saúde mental enquanto há tempo.

Vivemos em um mundo agitado, cheio de informações e responsabilidades. Muitas vezes, não temos tempo para cuidar da nossa saúde mental, o que pode levar ao estresse, ansiedade e depressão.

É importante encontrar momentos de descanso e prazer em meio a essa correria diária. Reserve um tempo para fazer algo que você goste, tenha uma boa noite de sono, cuide da sua alimentação e pratique exercícios físicos. Conectar-se com a natureza, manter boas relações pessoais e praticar atividades de meditação também são formas de cuidar da saúde mental.

Evite o uso excessivo de aparelhos eletrônicos e busque se conhecer melhor com a ajuda de um psicólogo. Com o Cartão dr.consulta, você pode pagar menos em consultas e exames, inclusive de Psicologia, e ainda incluir até 4 dependentes.

Lembre-se também da importância de cuidar das pessoas ao seu redor. Seja empático, saiba ouvir e encoraje aqueles que precisam de ajuda a procurar suporte profissional. Compartilhe esse post e ajude a promover a saúde e o bem-estar de todos. Cuide da sua mente, cuide da sua vida!

Fontes: CNS promoverá live sobre a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil | Ministério da Educação OMS registra aumento de casos de depressão em todo o mundo; no Brasil são 11,5 milhões de pessoas | Nações Unidas

Rolar para cima